quinta-feira, maio 03, 2012

Aquecimento versus resfriamento.

Nessa madrugada, assistindo ao Programa do JÔ,  confesso que mais uma vez fiquei em dúvidas acerca dessa polêmica aquecimento versus resfriamento global. A entrevista com o Professor  Doutor Ricardo

Augusto Felício, do Departamento de Geografia da USP, que afirmou não estar havendo aquecimento global e sim, esfriamento global, é por demais preocupante. Ademais, convenhamos, um professor da USP não é qualquer picareta e essa tese começa a tomar corpo, no meio de uma comunidade científica séria, com argumentos muito fortes e que deixam - nós, leigos - até certo ponto ...confusos. Já li muita coisa dos dois lados, mas quanto mais leio, mais tenho incertezas.

É claro que não ignoro um embate ideológico nessas duas posições. E mais uma vez, apesar de tão decantada, direita e esquerda estão em pólos opostos, afinal uma defende o aquecimento (esquerda) e outra defende o resfriamento (direita). No meio disso tudo, nós ficamos perplexos assistindo uma batalha científica onde nos faltam instrumentais para um posicionamente mais eficaz.

Confesso-me perdido nesse debate, pois não gosto de alinhamentos maniqueístas, por outro lado, faltam-me instumentais científicos e fico perdido nesse debate. Não gostaria que fosse assim, mas é assim que me sinto: perdido.